quarta-feira, 12 de julho de 2017

O iceberg com 1 trilhão de toneladas e área 4 vezes maior que a cidade de São Paulo se soltou da plataforma de gelo Larsen C entre 10 e 12 de julho.

Nasa registra plataforma de gelo Larsen C, na Antártica, se onde se desprendeu um enorme iceberg
veja
Nasa registra plataforma de gelo Larsen C, na Antártica, se onde se desprendeu um enorme iceberg.

Um dos dez maiores icebergs já registrados se desprendeu da Antártida, disseram cientistas nesta quarta-feira. O iceberg de um trilhão de toneladas, que mede 5.800 quilômetros quadrados (área quatro vezes maior que a cidade de São Paulo ou equivalente ao Distrito Federal), se soltou da plataforma de gelo Larsen C da Antártida. A separação aconteceu em algum momento entre 10 e 12 de julho, segundo os pesquisadores do Projeto Midas, das universidades de Swansea e de Aberystwyth, no País de Gales, e do Instituto de Pesquisa Antártico Britânico (BAS, na sigla em inglês).
“O iceberg é um dos maiores registrados e seu progresso futuro é difícil de prever”, disse Adrian Luckman, professor da Universidade de Swansea e principal investigador do Projeto Midas, que monitora a plataforma de gelo desde 2014. “Ele pode continuar reunido em um único pedaço, mas é mais provável que se separe em fragmentos. Parte do gelo pode continuar na área durante décadas e partes do iceberg podem flutuar para o Norte e entrar em águas mais quentes.”

Gigantesco iceberg

O iceberg estava prestes a se soltar havia alguns meses e os cientistas estavam monitorando o progresso da rachadura na plataforma de gelo por meio de sistemas de imagens capazes de perceber mudanças na geografia da região mesmo durante os períodos escuros e nebulosos do inverno antártico. A separação foi detectada por satélites da Nasa e confirmada por instrumentos científicos. De acordo com os pesquisadores, o iceberg, que tem espessura entre 200 e 600 metros, reduziu o tamanho da plataforma em mais de 12%.
 .
Blog Sim Nós Podemos!!!!👉👈?