sábado, 1 de julho de 2017

O que é e para que serve o hand spinner? Atendi ao pedido do meu filho para fazer esta matéria. Fazer o que né? kkkk

O que é e para que serve o hand spinnerO que é e para que serve o hand spinner
Tua Saúde
O hand spinner, também conhecido como fidget spinner, é um pequeno dispositivo, normalmente feito de plástico, metal ou cerâmica, que pode ser rodado entre os dedos. Embora pareça um conceito muito simples, este pequeno objeto ajuda a melhorar a concentração de pessoas com déficit de atenção, hiperatividade, excesso de ansiedade e, até melhorara a vida de autistas, diminuindo também a ansiedade.

Como ajuda a melhorar a concentração

Ao longo de vários anos, o cérebro humano foi se adaptando e evoluindo para conseguir se focar em uma tarefa, ao mesmo tempo que usa alguma da atenção para ficar avaliando o ambiente em redor, em busca de possíveis perigos. Essa é a mesma capacidade que permite dirigir, mantendo a atenção na estrada, mas sem nunca esquecer de avaliar se surge algum perigo dos lados, como uma pessoa atravessando ou um carro passando o sinal vermelho, por exemplo.
Assim, quando se está no escritório trabalhando ou em casa estudando, o cérebro continua sem conseguir se focar em apenas uma tarefa, estando constantemente a avaliar o ambiente à procura de possíveis perigos. Ao utilizar este tipo de dispositivo, a atenção que seria dada para o ambiente fica focada apenas no movimento do hand spinner. Quando isso acontece, o cérebro, que não precisa ficar gastando tanta atenção em um objeto, como gastaria no ambiente, fica mais livre para focar na tarefa importante.

Quem deve usar o spinner

O hand spinner serve para ajudar pessoas com déficit de atenção, hiperatividade ou excesso de ansiedade, a se focarem em uma tarefa e liberarem algum do estresse acumulado durante o dia de trabalho ou de estudo, por exemplo.
Geralmente, estas pessoas acabam desenvolvendo outras estratégias para manter a atenção, mas que podem incomodar quem está à volta, como:
  • Ficar apertando a caneta;
  • Bater repetidamente com os dedos na mesa;
  • Roer as unhas;
  • Balançar as pernas.
Além disso, como requer um movimento elaborado da mão e se parece com um jogo, também pode ajudar crianças com autismo a desenvolver sua destreza e capacidades motoras finas.

Benefícios de brincar com o spinner

Enquanto se observa ou se sente o dispositivo rodando, é possível manter o cérebro focado em outra atividade, aumentando a produtividade e combatendo alguma da falta de atenção provocada por alterações psicológicas como hiperatividade, síndrome do déficit de atenção ou autismo, por exemplo. Além disso, ao rodar o hand spinner o cérebro também consegue liberar algum do estresse que está sentindo, sendo uma solução simples para pessoas que sofrem frequentemente com ansiedade.
Para utilizar, basta segurar o centro do hand spinner com o polegar e outro dedo da mão e, depois, fazê-lo rodar utilizando um dos dedos livres. Este movimento, além de causar uma sensação tátil agradável, também parece ajudar a manter a concentração durante várias atividades do dia-a-dia.
O hand spinner possui em seu centro pequenas bolas de metal que funcionam como rolamentos, permitindo que os lados do objetos consigam rodar quase livremente, sem que exista fricção. Dessa forma, existem alguns fidget spinners que, dependendo do tipo de material, podem ficar rodando até 6 minutos seguidos.
Este tipo de dispositivo pode ser comprado em shoppings, lojas de brinquedos e, até, pela internet, por exemplo.
Blog Sim Nós Podemos!!!!👉👈?